Canadá anuncia saída do Protocolo de Kyoto

Todd Stern

Canadá anuncia saída do Protocolo de Kyoto – Ciência – Notícia – VEJA.com.

Ministro do Meio Ambiente canadense anunciou a decisão um dia depois da conferência do clima na África do Sul

O Canadá anunciou nesta segunda-feira sua saída do Protocolo de Kyoto, único instrumento jurídico global que limita as emissões de gases que provocam o efeito estufa. “Estamos invocando o direito legal do Canadá de abandonar formalmente o Protocolo Kyoto”, disse Peter Kent, ministro do Meio Ambiente do Canadá.

A declaração do governo canadense ocorre um dia depois do fim da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP17), realizada em Durban, na África do Sul.

No fim de semana, representantes de 194 países aprovaram um inédito caminho para um acordo global em 2015 destinado a reduzir as emissões. Formou-se um grupo de trabalho, chamado de Plataforma de Durban, que vai desenvolver um protocolo ou um instrumento legal de comprometimento de todos os países – e não apenas para as nações ‘desenvolvidas’. Pela primeira vez os Estados Unidos e a China, os maiores poluidores do mundo, concordam com um acordo legal dessa natureza. Os europeus vão alêm: eles têm a intenção de transformar esse documento em um novo Protocolo de Kyoto, inicialmente previsto para expirar em 2012.

Além do Canadá, Rússia e Japão mostraram-se dispostos a não referendar o acordo.

“Kyoto não funciona”, afirmou o ministro canadense. “Se permanecer neste tratado, o Canadá corre o risco de pagar multas de vários bilhões de dólares por estar fora das metas”. Ao assinar o acordo internacional, os canadenses se comprometeram a reduzir em até 2012 suas emissões de carbono a 6% menos que os níveis registrados em 1990. Só que, em vez disso, suas emissões aumentaram consideravelmente.

Anúncios

Sobre tche liga

Sou músico e ativista social. Participo ativamente das discussões políticas fomentadas por diferentes correntes idealísticas. Procuro informar, compartilhar e auxiliar em causas sociais que considero importantes para o bem estar da população como um todo.
Esse post foi publicado em ativismo, critica social, ecologia, governo, noticia, politica. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Canadá anuncia saída do Protocolo de Kyoto

  1. Dudu Santos disse:

    Os Paises Desenvolvidos Deveriam Dar O Exemplo,mas Sao Os Que Mais Poluem O Planeta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s